Ensino Fundamental II

Turmas de 6º Ano ao 8º ano - Coordenadora Rosangela Grippi

 

Período da Manhã:

7h 30 min. às 12h 30 min. (6º ao 8º ano)

 

O Ensino Fundamental II é uma fase que trará a transição para a adolescência, para isso precisamos estruturar e cultivar o desenvolvimento da maturidade, para isso nessa fase utilizamos o Sistema Positivo de Ensino, que possui um aparato tecnológico muito interresante para essa fase, além disso eles terão como diferenciais:

  • PROJETOS de Educação Financeira: visando os alicerces para vida adulta e a saúde financeira;

  • Educação Socioemocional com material do Augusto Cury: nesse material temos o objetivo de desenvolver no aluno a inteligência emocional, a capacidade de reconhecer as emoções e lidar com elas, assim como saber lidar com os colegas e suas personalidades diversas;

  • Positivo On: uma plataforma para ensino e apoio de todas as disciplinas desse período.

IMG_1073_edited
IMG_1054_edited
IMG_1062_edited
IMG_1136_edited
IMG_0151_edited
IMG_1136_edited

O Ensino Fundamental com duração de nove anos é a etapa mais longa do ensino, os alunos passam por uma série de mudanças relacionadas aos aspectos: físico, cognitivo, emocional, afetivo, social. Essas mudanças impõem desafios para essa etapa da educação básica.  Desta forma no Ensino Fundamental II, os objetivos desta etapa em relação aos alunos são:


· Desenvolvimento do aluno de forma integral, corpo, alma e espírito;

· Ampliar a abrangência da realidade acadêmica, incluindo a cosmovisão cristã na análise dos conteúdos, para que o aluno se perceba como sujeito do processo de aprendizagem e seja estimulado a pensar, interagir, sentir, decidir, fazer;


· Desenvolvimento da capacidade de solucionar problemas, observação da importância dos vários conhecimentos no dia a dia, através do trabalho interdisciplinar;

· Retomada e ressignificação das aprendizagens do ensino fundamental I visando ao aprofundamento e a ampliação de seu repertório através das cinco áreas do conhecimento: Linguagem, Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Ensino Religioso;


· Consolidação da aprendizagem de conceitos e habilidades necessárias a sua inserção na cultura;


· Desenvolvimento da autonomia, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação; · Preparação para uma transição segura para o Ensino Médio.

 

CARACTERÍSTICAS DAS SÉRIES:

6º Ano

O 6º ano é uma série de transição onde os alunos deixam o ensino fundamental I e começam o ensino fundamental II.

Nessa etapa eles precisam de atenção, cuidado, amor, regras bem estabelecidas e rotina de estudos.

Pequenas atitudes como não poder utilizar fichário visam ajudar o aluno a se organizar e a sentir segurança nessa fase de aprendizagens e descobertas.

Os professores conhecem cada aluno, tratam pelo nome, conhecem suas dificuldades e oferecem um atendimento individualizado.

Sempre que necessário entramos em contato com os responsáveis pois só obteremos resultados satisfatórios se a família e a escola tiverem unidade de propósitos, de cobranças e de linguagem.

Um ambiente estimulante vai motivar os alunos a terem vontade de aprender e a fazerem o seu melhor, conduzindo-os ao amadurecimento na vida acadêmica. O aluno precisa aprender a usar agenda.

 

 

7º Ano

Agora que os alunos já tem alguns hábitos de estudo vamos avançar em algumas habilidades importantes. O incentivo à leitura e à produção de relatórios de leitura fazem o aluno ter o desejo de conhecer mais. Os trabalhos de pesquisa mostram ao aluno como é vasto o mundo do conhecimento. As descobertas no mundo das ciências, com suas experiências abrindo animais, suas construções matemáticas, suas viagens pela história, são oportunidades de abrir sua visão sobre o mundo e tudo que o cerca.

 

 

8º Ano

Os alunos estão capacitados para uma abordagem crítica dos conteúdos. Conseguem produzir bons textos, complexos cálculos matemáticos e de geometria. Desenvolvem com mais desenvoltura as línguas estrangeiras. Fazem trabalhos artísticos e musicais com competência técnica. O projeto interdisciplinar já consegue ser visto com clareza e nitidez de pensamento.

As disciplinas serão:

  • Língua Portuguesa

  • Matemática

  • História

  • Geografia

  • Ciências Físicas e Biológicas

  • Arte

  • Educação Física

  • Língua Estrangeira Moderna - Inglês

  • Língua Estrangeira Moderna - Espanhol

  • Música

  • Ensino Religioso

  • Educação Socioemocional