• Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Como aprende o Introvertido e o Extrovertido

Extrovertido e introvertido são duas das formas de classificar as personalidades das pessoas. De acordo com o famoso psicologista Carl Jung, extrovertidos são aqueles que pegam a energia das pessoas à sua volta, enquanto que as pessoas introvertidas são as que precisam de um tempo com elas mesmas para recarregar suas energias.

Entretanto, o próprio psiquiatra e psicólogo Carl Jung dizia que é impossível uma pessoa ser totalmente extrovertida ou totalmente introvertida.

Ter uma tendência para uma ou outra dessas características traz vantagens diferentes no aprendizado. Saiba mais:

Como aprende o Introvertido e o Extrovertido

Os extrovertidos têm grande habilidade de comunicação oral, pois gostam de aproveitar as oportunidades que têm para conversar. Quando estão aprendendo outra língua por exemplo, não se preocupam muito com os erros. Por outro lado, os introvertidos, por preferirem menos estímulos, não fazem muita questão de conversas, a menos que o assunto seja de seu interesse. Quando aprendem um novo idioma, sua vantagem maior consiste em melhor habilidade de escuta; costumam entender bem mais o que está sendo dito na língua que se estuda. Também têm mais chances de ter um vocabulário maior. Os extrovertidos podem falar mais, porém usam sempre as mesmas palavras (mesmo que as usem bem), pelo fato de serem falantes e menos ouvintes. 

Uma pessoa extrovertida normalmente aprende através de grupos de estudo, com interação entre pessoas. Já uma pessoa introvertida preferirá métodos de aprendizado onde podem estudar sozinhas: usando livros, o youtube ou podcasts.

O neurocientista Pedro Calabrez afirma que grande parte da população é ambivertida, ou seja possui uma mescla entre introversão e extroversão. Saiba mais em como relacionar-se com pessoas extrovertidas, introvertidas e ambivertidas.

Introspecção.png
extroversão.png