QUEM SOMOS

Fundamentada na visão cristã, a proposta pedagógica do Instituto Educacional Jaime Kratz consiste em desenvolver as habilidades e competências do aluno numa prática educativa voltada aos interesses coletivos, sociais e humanos.

O conhecimento é visto pela equipe escolar como algo construído a partir da relação homem sociedade. Compartilhar ideias, interagir com o outro, construir, ocupar e usufruir do mesmo espaço físico, ser e sentir-se responsável pelo ambiente e pelo ambiente e pelo outro é desenvolver a análise crítica , a solidariedade e a ética; elementos fundamentais para a formação do aluno enquanto ser humano cristão.

Não queremos apenas que o aluno teorize futuramente sobre um ser ético, solidário e comprometido com o bem comum. Queremos que ele vivencie a ética, a solidariedade e o compromisso social em cada ação realizada na rotina do ambiente escolar. Além disso, enfatizamos o ser integral do aluno, sem esquecer de seus atributos físicos, espirituais e emocionais.

Sonhos e ideais que se transformam em ação educativa

O Instituto Educacional Jaime Kratz foi a realização de um sonho do Pastor Lázaro  Aguiar Valvassoura, pastor da Igreja do Nazareno Central de Campinas. Sua esposa, Lúcia Regina Remanovisk Valvassoura, não mensurou esforços e prontamente empenhou-se em dirigir esse ideal. Fundada em 1991 em prédio anexo à Igreja na Rua Professor Luiz Rosa, 280 que começou com classes de pré-escola, com  pouco mais de 50 alunos. Fomos crescendo e em 1995 mudamos para um prédio de três andares na Rua José Paulino, 1771. O objetivo da escola sempre foi ensinar para transformar vidas. Além de conteúdos , matérias, aulas, a preocupação da escola é transmitir valores que farão parte do dia-a-dia . Em 2002 , mudamos para uma propriedade de 15 mil metros quadrados no Alto do Taquaral. Hoje contamos com 1250 alunos, na educação infantil até adolescentes no Ensino Médio.

Sem dúvida, o trabalho de Lúcia e sua dedicada equipe, em conjunto com a visão do Pastor Aguiar , foram fundamentais instrumentos de Deus para criação do Instituto Educacional Jaime Kratz.

No ano de 2016, o braço direito de Lúcia, Christiany, foi nomeada a frente do trabalho após a aposentadoria da fundadora do Colégio. Desta forma, a equipe preparada por Lúcia continuou o legado deixado por ela. Atualmente, em junho de 2021, a equipe que administra o Instituto Educacional Jaime Kratz conta com a direção de Christiany Gomes Ferreira, Rosangela Polçaqui Grippi atua na coordenação do Ensino Fundamental II, Sheila Kaltenbacher Arantes é coordenadora da Educação Infantil, Marcela Lizzie Ribeiro coordena o Ensino Fundamental I e Victor Arantes trabalha com os adolescentes a frente da coordenação do Ensino Médio. Com a visão de trazer o bilinguismo ao colégio foi gerada uma parceria com a metodologia YOU de inglês, onde Brenda de Oliveira foi somada a equipe como coordenadora dessa inovação. E ainda, foi criada a coordenação de Marketing que cuida da imagem e divulgação da escola, para esse trabalho a direção contratou Aline Lopes Nogueira. O setor financeiro da escola é administrado por Priscila Silva, que auxilia a direção nas tomadas de decisões de investimento. Além de todos que atuam nos diversos campos do IEJK trazendo sua colaboração e fazendo através do seu relacionamento com Deus o ministério educacional acontecer.